O futuro é hoje!

Inauguração das novas instalações da Escola Sede do Agrupamento Venda do Pinheiro: O futuro é hoje!

“O que nos move é o investimento e a valorização da escola pública”

“Os sonhos continuam a existir”, e “Estamos a construir uma escola melhor” foram duas mensagens deixadas pelo Professor António Felgueiras,  Diretor do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, na sessão realizada esta manhã (30/01/2017) na escola-sede, integrada na inauguração das novas instalações .

Presentes a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão; o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva; a Vereadora da Educação, outros autarcas, nomeadamente o Presidente da União de Freguesias Venda do Pinheiro/Santo Estêvão das Galés; individualidades civis e militares, personalidades da esfera cultural e associativa do concelho; alunos, docentes e funcionários.

A Margarida e o Cristiano foram os alunos que descerraram a placa evocativa da inauguração, neste dia de expressivo significado para o Agrupamento e a comunidade educativa. Sem dúvida, um dia de festa!

Após um momento musical, com um coro de 19 alunos dirigido pelo professor Sérgio Boto, calorosamente aplaudido, seguiram-se as intervenções do Diretor do Agrupamento, do Presidente da CM e da Secretária de Estado.

O Professor António Felgueiras fez um breve historial sobre a Educação na Venda do Pinheiro (do século XIX aos nossos dias). “Um longo caminho foi percorrido. A taxa de alfabetização é agora de 96 por cento, fruto do árduo trabalho desenvolvido e das políticas de educação, as quais nos orgulhamos de representar”, observou o Diretor do Agrupamento, que sintetizou assim a intervenção realizada na Escola: “Novos espaços, ampliação da biblioteca e do refeitório, mais 12 salas de aula, 4 das quais laboratórios de Ciências e Física e Química, condições de acessibilidade garantidas, área coberta de lazer, novos WC´s”.

“Comunidade educativa mais feliz”

Em nome do agrupamento, o Diretor agradeceu  aos alunos, ao pessoal docente e não docente, às famílias, a todos os técnicos e trabalhadores que deram rosto à obra “e, por último, aos políticos que acreditaram neste projeto, em particular à Senhora Secretária de Estado e ao Presidente da CM, às vossas equipas, que sei que tudo fizeram para que esta obra chegasse a bom porto; acreditaram no nosso trabalho, acreditaram que em conjunto é possível fazer bem e, acima de tudo, fizeram uma comunidade educativa mais feliz”.

“A Educação é uma prioridade estratégica”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Mafra. O Engº Helder Silva  lembrou que “os primeiros anos de vida são decisivos”, tendo apontado algumas das estratégias e linhas de trabalho do Município para a educação, infância e juventude.

Noutra passagem, o autarca realçou “a colaboração estratégica” que existe entre a CMM e o Ministério da Educação e destacou o papel do Poder Local na melhoria da qualidade de vida das populações. Helder Silva chamou ainda a atenção para um novo projeto que irá contribuir para a valorização da localidade: o Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro, “paredes meias com esta Escola”. Trata-se de um equipamento apontado à educação ambiental, lazer, mobilidade e qualidade de vida dos residentes.

“Colaboração exemplar”

“Estamos a viver hoje o culminar de um processo de colaboração exemplar”, salientou a Secretária de Estado. Num breve improviso, a Drª Alexandra Leitão falou do triângulo Ministério da Educação e os seus serviços centrais, autarquias e escolas, afirmando que o funcionamento do sistema educativo está intimamente ligado “à articulação entre os três vetores daquele triângulo”.

Valorizando a obra feita na EB 2.3 da Venda e a sua alegria pela concretização do projeto, “em benefício dos alunos e das aprendizagens”, Alexandra Leitão lembrou que em setembro passado já se tinha apercebido, com satisfação, que “tudo estava a andar”, realçando, a propósito, o empenhamento e a confiança da Direção do Agrupamento, “com provas dadas” na gestão do dia a dia dum estabelecimento a funcionar com obras em curso.

“O que nos move é o investimento e a valorização da escola pública”, concluiu a Secretária de Estado.

Já na ponta final, decorreu uma pormenorizada visita às novas instalações, começando pelo renovado Centro de Recursos Poeta José Fanha, também ele presente no evento.

Para ficar a conhecer melhor este momento tão importante para a vida do nosso Agrupamento, visite a galeria de imagens Inauguração das Novas Instalações da Escola-Sede do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.

Texto: Professor Paulo Oliveira
Fotos: Professor Artur Coelho