Escola Digital: Software



Os computadores que estão a ser entregues aos alunos, no âmbito do projeto Escola Digital (Plano de Transição Digital na Educação) contém o essencial em termos de software: sistema operativo (com algumas das suas funções multimédia) e navegador de internet. O Office não se encontra licenciado e expirará após algumas utilizações. A instalação de software adicional ao incluído não está autorizada, salvo eventual exceção devidamente analisada.

Como proceder, então, para que os alunos possam desenvolver o tipo de trabalho com ferramentas de processamento de texto, folhas de cálculo, apresentações e outro tipo de software? Na verdade, os kits de computador dispõem do mais essencial: um navegador, e acesso à internet. Com estes dois componentes, os alunos podem desenvolver as suas aprendizagens e projetos escolares, sem necessidade de instalação de aplicações adicionais.

Todos os alunos e docentes do Agrupamento dispõem da sua conta institucional individual. Esta conta dá acesso a mais serviços do que o email institucional. Sendo uma conta Google Workplace, permite a todos usar as aplicações de produtividade deste serviço, sem necessidade de instalação de software, usando apenas o navegador de internet.

Com a Drive, os alunos podem arquivar os seus ficheiros, e partilhá-los com colegas e professores. O desenvolvimento de trabalhos escritos pode ser feito utilizando o Google Docs, com todas as ferramentas essenciais para o processamento de texto. Para trabalho com folhas de cálculo, dispõem da aplicação Google Sheets. Para criação de apresentações, um tipo de trabalho muito solicitado, a aplicação Google Slides está disponível.

Tudo o que for feito nestas aplicações está sempre disponível e online, podendo ser acedido e editado em múltiplos dispositivos – um mesmo documento pode ser editado e partilhando usando telemóveis, tablets e computador.

A conta institucional dá acesso a estas, e outras ferramentas de comunicação e produtividade. Para saber mais sobre este tema, visite a ligação Conta Institucional AEVP.

A gama de aplicações disponíveis não esgota nas da conta institucional. Existe uma enorme diversidade de aplicações web que permitem fazer praticamente tudo online, mesmo tarefas mais complexas como editar imagens, modelar em 3D ou criar vídeos, para citar alguns exemplos. Dispondo o kit entregue aos alunos de conectividade, faz sentido que se explore o potencial destes programas baseados na internet, em qualquer ciclo de ensino.