Cuerdas

EB1/JI de Santo Estêvão das Galés assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
A passagem do filme “Cuerdas” na sala de informática, com os comentários dos professores Madalena Menezes e Mário Gomes, foi a iniciativa que, na EB 1/JI de Santo Estêvão das Galés, assinalou a passagem do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora anualmente a 3 de dezembro. “Cuerdas” é um curta-metragem de animação, de Espanha, e foi escrito e dirigido por Pedro Solís García em 2013. Recebeu o Prémio Goya de melhor curta-metragem de animação em 2014. Tem merecido os maiores elogios na net.

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adoptada na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, no dia 13 de dezembro de 2006, foi alvo de intensos trabalhos e negociação por um período de 5 anos, tendo já sido aprovada por cerca de 130 países.
Trata-se de um marco histórico, representando um importante instrumento legal no reconhecimento e promoção dos direitos humanos das pessoas com deficiência e na proibição da discriminação contra as estas pessoas em todas as áreas da vida.Simultaneamente à proibição da discriminação, a Convenção responsabiliza toda a sociedade na criação de condições que garantam os direitos fundamentais das pessoas com deficiência.

Em 2016 o tema específico das comemorações é “Alcançando 17 metas para o futuro que queremos”, que chama atenção para os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Em Portugal diferentes instituições realizam atividades para celebrar o dia, tais como seminários, concursos de frases e ideias, convívios, jornadas desportivas, colóquios e outras ações. Sensibilizar a população para a importância da integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade, é o grande desafio deste Dia Internacional. Pelo nosso lado, apetece acrescentar : vamos fazer desse desafio uma aposta para todos os dias do ano!

Professor Paulo Oliveira (EB1SEG)