Para ler melhor

logo_familia

A pensar nos Encarregados de Educação, a equipa das Bibliotecas Escolares do AEVP inicia, na Semana da Leitura, uma rubrica quinzenal com dicas relacionadas com a promoção da leitura.
Um inquérito recente da Associação Empresários pela Inclusão Social (EPIS), realizado junto de alunos do 3.º ciclo, revelou , entre 2010 (65,5%) e 2013 (50,7%), uma descida na percentagem de alunos que refere que em casa é habitual lerem-se livros, jornais e revistas. Estudos comprovam que o gosto pela leitura é um dos fatores mais relevantes para o sucesso educativo.
Por isso…
Converse com o seu filho sobre livros (Que livros anda a ler na escola…? Dê-lhe sugestões de leitura. Partilhe as leituras que o marcaram quando tinha a idade do seu educando.)
Leia-lhe histórias (Todos nós, adultos incluídos, gostamos que nos leiam histórias. No caso dos alunos mais crescidos, experimente ler-lhe em voz alta excertos de textos e solicite ao seu educando que lhe faça o mesmo.)
“Exiba” as suas leituras pela casa (Livros, mas também revistas e jornais… As ações têm, muitas vezes, mais impacto do que as palavras.)
Visite bibliotecas e livrarias com o seu educando (No caso das Bibliotecas, não se esqueça que pode usufruir, gratuitamente, da rede municipal de Bibliotecas de Mafra. Como alguém um dia disse: “Consultar bibliotecas é a forma mais ecológica de ler.”)