A Ler +

livro

– Que está na varanda? / Uma fita cor de ganga. / – Que está na janela? / – Uma fita amarela. / – Que está no poço? / Uma casca de tremoço.

Assim começa uma lengalenga  da nossa literatura tradicional. Como este existem vários outros textos, alguns deles recolhidos em livros. São inúmeras as edições disponíveis no mercado, mas recomendamos uma que poderá abranger várias idades, incluindo os mais crescidos – “O rato roeu a rolha da garrafa: lengalengas e trava-línguas”, de Loureiro Neves (Notícias Editorial).

As lengalengas têm a vantagem de promover a memorização e a concentração, fundamentais no desenvolvimento da competência leitora. Estimulam igualmente a criatividade, incentivando a recriação com atualizações. Permitem igualmente a valorização do património literário tradicional, proporcionando o  diálogo entre gerações. Finalmente assumem um carácter lúdico que constitui um bom motivo para que todos se divirtam, em família, aLer+.

(A pensar nos Encarregados de Educação, a equipa das Bibliotecas Escolares do AEVP publica esta rubrica com dicas no campo da promoção da leitura.)