A Ler+

logo_familiaO que fazer para ajudar o seu educando no processo de aquisição ou aperfeiçoamento da leitura? Deixamos algumas sugestões que o poderão auxiliar nesse trabalho de parceria.

Quando os alunos se encontram na pré ou no 1.º ano, recomendamos o sítio Caminho das Letras, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura, repleto de atividades lúdicas que facilitam a aquisição da leitura.

Para treinar a dicção, apostem nos trava e destrava línguas. Aqui fica um exemplo do livro “Trava-línguas”, de Luísa Costa Gomes e Jorge Nesbitt, em versão digital: Trava Línguas. Outra hipótese é a leitura de listas de palavras difíceis: reverberação, eletroencefalograma, palimpsesto… Quanto mais difíceis, melhor!

Finalmente uma ferramenta digital que poderá ajudar a desenvolver a fluência leitora: Spreeder. Introduz texto e vai controlando a velocidade a que lê.

Repare que todas estas sugestões apresentam um potencial de carácter lúdico, ou seja, o treino de leitura poderá converter-se num momento descontraído em família, aLer+!