Transplantamos Árvores!

Para celebrar o Dia Mundial da Árvore, a equipa da Escola Segura de Mafra desafiou os alunos da E.B.1 da Venda do Pinheiro para plantarem árvores em diversos locais, à volta da escola. O avô de duas alunas ofereceu seis árvores, da espécie “cipreste do Buçaco”, que se encontravam num terreno, a crescerem de forma desordenada.

O objetivo foi transplantar as seis árvores, que se desenvolveram de forma espontânea e muito próximas, sem condições para se desenvolverem, para locais onde os alunos possam acompanhar o seu crescimento. Foram transplantadas duas para o relvado em frente à escola e as restantes para a parte de cima do estacionamento das piscinas municipais.

Para a recolha e transplante das árvores, seleção dos locais para plantar, escolha das melhores candidatas, de forma a potenciar o crescimento das árvores restantes no terreno, mas garantindo a sobrevivência das árvores transplantadas, contámos com o apoio da União de Freguesias da Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés.

Tivemos também a presença de elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), para uma pequena palestra aos alunos sobre a importância da floresta, ordenamento e reflorestação. Apesar de o Dia Mundial da Árvore ser no dia 21 de março, a atividade decorreu no dia 31, aproveitando o bom tempo e a euforia das férias, já tão próximas.

Agradecemos a oferta das árvores e o empenho e dedicação das entidades envolvidas, sempre prontas a enriquecerem as vivências escolares dos nossos. Para ver como decorreu esta atividade, visite a galeria de imagens.

E parabéns aos alunos, que, de pás e enxada na mão, colaboraram ativamente em toda a operação!

A Coordenadora de Estabelecimento