Decorreu esta manhã, no Centro de Recursos Poeta José Fanha, a apresentação do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, no arranque do projeto de avaliação externa 2017, a desenvolver nos próximos três dias. O Diretor do Agrupamento, Professor António Felgueiras, abriu a sessão dirigindo saudações aos elementos da equipa de avaliação externa e a todos os elementos da comunidade educativa presentes.
Depois de um momento cultural, com a atuação de um coro de alunos dirigido pelo professor Sérgio Boto, o Diretor falou da importância e dos objetivos da avaliação externa, momento de “prestação de contas” e etapa saliente do esforço para melhorar as aprendizagens dos 2 277 alunos deste agrupamento. Como sublinhou António Felgueiras, todo o trabalho que aqui se desenvolve tem como objetivo central dar vida ao lema Saber Ser, Estar e Fazer. “Trabalhamos”, realçou, “para que as nossas crianças e jovens cresçam felizes” e para que “aprendam mais e melhor”. António Felgueiras falou do Plano de Ação, que “é monotorizado regularmente” e abordou, entre muitos outros aspetos, os desafios da educação para a cidadania e a interação com a comunidade.
A sessão prosseguiu com a intervenção de um representante da equipa de Inspeção, que incentivou os presentes a tomarem a palavra. Valorizando o trabalho do nosso Agrupamento e a cooperação estabelecida ao longo dos anos, ouviram-se então os depoimentos de autarcas (incluindo a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Mafra), pais e encarregados de educação, docentes da Escola Secundária de Mafra, coordenadoras dos estabelecimentos do 1º Ciclo/JI do Agrupamento e de vários professores e educadores. Registaram-se ainda breves intervenções do pároco que trabalha com a comunidade do Milharado e de um de representante da Associação de Dadores de Sangue.
Foi servido um coffee break pelos alunos do curso CEF/Serviço de Mesa. Para ver algumas imagens deste momento, visite a galeria Receção IGEC.
Professor Paulo Oliveira (EB1SEG)