Prémio ILD

DSC_5385

Decorreu ontem nas instalações do Teatro Thalia a cerimónia de entrega da primeira edição do Prémio Inclusão e Literacia Digital, promovido pela Rede TIC e Sociedade/Fundação para a Ciência e Tecnologia. O projeto As TIC em 3D, desenvolvido no nosso Agrupamento, foi um dos distinguidos com este prémio. Para o receber estiveram presentes o Diretor do Agrupamento, Professor António Felgueiras, e o Professor Artur Coelho, dinamizador do projeto.

DSC_5321

Para além da cerimónia de entrega de prémios, houve espaço para uma exposição dos vários projetos distinguidos. Destes, o nosso e o clube de robótica do Agrupamento de Escolas D. Dinis, foram os únicos diretamente atribuídos a escolas. Dos restantes projetos premiados dentro das áreas ligadas à pedagogia, salientamos as várias iniciativas do Centro de Competências Entre Mar e Serra, com o qual colaboramos em iniciativas e formação, e o EduScratch, que já despertou o interesse na aprendizagem de programação nos alunos do nosso Agrupamento.

Em exposição mostrámos um pequeno apanhado das várias vertentes do nosso projeto, e o passo seguinte, possibilitado graças a este prémio: a impressão em 3D, utilizando uma beethefirst que já está a ser implementada em sala de aula nas TIC e projetos interdisciplinares, e será brevemente posta a serviço da comunidade através de demonstrações e possibilidade de impressão/prototipagem de modelos por elementos da comunidade local.

Esta distinção junta-se a outras que temos recebido, como a distinção Escola Voluntária, selo de qualidade eTwinning,  Eco-Escolas, e outros prémios e iniciativas que têm distinguido projetos dinamizados por docentes de todos os ciclos abrangidos por este Agrupamento. Todo um trabalho que demonstra o nosso empenho em propiciar valor educativo acrescentado e aprendizagens estimulantes aos nossos alunos.