Contos Terra a Terra

14568077_1146530615414683_1910702914125667006_n

O Mês das Bibliotecas Escolares começou com o lançamento do “Contos terra a terra” no Pavilhão Engenheiro Ministro dos Santos (Mafra), associado ao Dia do Idoso. A casa esteve cheia, houve encontro de gerações e a oportunidade de ver alunos de todo o concelho a mostrarem um pouco desta obra através da peça “A volta ao concelho de Mafra em 7 minutos”. O Sr. Presidente da Câmara apresentou a obra e salientou o trabalho desenvolvido por alunos e professores, numa parceria da Câmara e Juntas de Freguesia com a Rede concelhia de Bibliotecas Escolares. Do nosso Agrupamento, três alunos da Professora Clorinda Gonçalves, de Santo Estêvão das Galés, participaram na peça, tal como a Educadora Ana França, com o seu fantoche representando o informante do texto da freguesia do Milharado.

Houve oportunidade, no final, para conhecermos o Sr. Casimiro Alexandre e a Ana ofereceu-lhe a sua “réplica”.Estiveram presentes vários alunos e famílias do nosso Agrupamento, tal como docentes. Dos alunos premiados pelas ilustrações (por freguesias), da União de freguesias de Santo Estêvão e Venda do Pinheiro, esteve presente o Pedro Jorge, do 4.º ano da Escola Básica número um da Venda do Pinheiro (professora Anabela Tibério) e da freguesia do Milharado, pelo Nuno Reis, do 2.º ano, da Escola Básica Professor João Dias Agudo, recebeu o certificado a sua professora, a docente Ana Valente. Houve também menções honrosas, para a Rita Nascimento, do 4.º ano, da Escola básica Professor João Dias Agudo (professora Susana Oliveira) e ainda para os meninos da Sala Encarnada do Jardim de Infância Beatriz Costa (Charneca), presentes com a sua Educadora Fátima Costa. Portaram-se tão bem e que lindos estavam no palco!

A finalizar saliente-se o apoio que o contador António Fontinha prestou a esta iniciativa, possibilitando um trabalho refletido através da formação que orientou para os professores bibliotecários. E agora entramos já no “Contos terra a terra II”: em breve damos notícias!