A publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, encorajou as escolas a realizarem o extraordinário exercício de (re)pensarem as suas práticas, em prol da equidade e da qualidade das aprendizagens para todos os alunos.
Do compromisso conjunto dos agentes educativos – Escolas e representantes AFC – surgiram meritórias soluções de trabalho colaborativo e cooperativo, de transformação organizacional, de gestão dos alunos e do trabalho, de interdisciplinaridade e articulação do currículo e de modalidades de avaliação ao serviço do ensino e das aprendizagens, das quais o nosso agrupamento se tornou um vivo exemplo.
Assim, foi possível a realização de 86 vídeos, que reportam a diversidade de abordagens executadas a partir dos princípios da equidade e da qualidade das aprendizagens, entre os quais se encontra um do trabalho realizado na EBVP, com uma turma de 5.º ano.
Ao fim de 4 anos de Autonomia e Flexibilidade Curricular, acreditamos que este movimento de mudança da Escola só é possível com a dedicação de toda a Comunidade Escolar, cuja dinâmica de sinergias sustentam uma Escola de todos e para todos com +Currículo, +Sucesso e +Equidade.
Assista ao vídeo aqui: