Menu

Outubro: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

1 Outubro, 2019 0 Comment


No início do mês internacional das Bibliotecas Escolares, partilhamos a mensagem da Exma. Sra. Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares

“Encontramo-nos no início de um novo ano letivo, no mês de outubro, internacionalmente celebrado como o mês das bibliotecas escolares. Esta comemoração constitui uma oportunidade para relembrar a biblioteca e o seu papel no contexto da escola atual.

Nos últimos anos, têm-se multiplicado os desafios lançados às escolas: surgiu um perfil do aluno que exige o desenvolvimento de competências adaptadas à sociedade atual, evidencia-se a necessidade de entender todos os alunos como indivíduos com singularidades que obrigam a práticas integradoras e capazes de responder à diferença, define-se uma estratégia nacional de educação para a cidadania…

Assim, é imperativo encontrar novas formas de fazer, dentro e fora da sala de aula. As escolas são convocadas a adotar soluções criativas, a fomentar e a implementar parcerias, a gerir os currículos, adequando-os aos diferentes contextos.

Para dar resposta a estes desafios, a escola tem na biblioteca escolar e no professor bibliotecário parceiros naturais, quer através do apoio ao desenvolvimento de uma aprendizagem informal e autónoma, quer através do seu trabalho em estreita articulação com os docentes, potenciador de uma ação pedagógica consistente e inovadora.

A Rede de Bibliotecas Escolares coloca à disposição das escolas e das bibliotecas vários instrumentos, designadamente um documento de apoio às suas práticas, Aprender com a biblioteca escolar, e o sítio Cidadania e biblioteca escolar: pensar e intervir, entre outros, bem como um conjunto alargado de projetos que convocam para diversos modos de aprender.”

Etiquetas:, ,
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com