O 5 de Outubro na plataforma “Ensina.rtp”

O 5 de Outubro, data da instauração da República no nosso país, tem múltiplas abordagens no universo da internet. Hoje propomos a todos os interessados no tema (a começar pelos nossos alunos do 3º Ciclo) uma passagem por ensina. rtp. pt (uma plataforma educativa organizada pela RTP onde se encontram programas do serviço público de rádio e de televisão) e concretamente pelo link http://ensina.rtp.pt/artigo/5-de-outubro-1910/

Vídeos, textos e imagens antigas explicam o que aconteceu nessa histórica data…

“A proclamação da República é feita das varandas da Câmara Municipal de Lisboa na manhã do dia 5 de Outubro de 1910. Trata-se do resultado de um longo processo, iniciado ainda no século XIX, que foi criando na população, especialmente em algumas elites, a vontade de mudar o regime.

“Os confrontos que envolvem civis e militares, de um lado e do outro, a partir do dia 3 de Outubro, dão a vitória ao partido republicano.

“Logo no dia 5 o rei e a família abandonam Portugal embarcando na Ericeira a caminho do exílio. Anastácio Franco Casado foi uma das testemunhas dessa partida e é entrevistado neste programa.”

Encontramos ainda várias ligações para temas como “D. Carlos, o rei assassinado”, “O Exílio de D.Manuel”. “Manuel de Arriaga, da infância à presidência” e “O Mapa Cor de Rosa e o Ultimato Inglês”.

Prof.J.Paulo Oliveira
Espaço SER

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com