Coastwatch

Na passada sexta-feira, dia 32 de março, 56 jovens e 4 adultos procederam ao Coastwatch e limpeza de praia na Ericeira: Praia do Algodio; São Sebastião e Matadouro.

Fez-se o levantamento de vários dados: Contagem e tipologia do lixo marinho; Observação de espécies da flora e fauna marinha; Análises aos pontos de água doce que desaguam nas praias marinha com Kit de Nitratos e TºC das mesmas. Foram ainda recolhidos dezoito sacos de lixo de 100lt de origem diversa: pesca(redes, armadilhas; anzóis; linhas; caixas de esferovite); lixo doméstico(tinteiros,escovas de dentes; óculos; cotonetes; cebolas; velas; canetas; brinquedos; calçado, portas de frigorífico…); lixo hospitalar (seringas; frascos diversos) e materiais de construção. Os detritos que se destacaram foi o plástico e esferovite, que contaminam as nossas praias e causam graves danos à fauna marinha…acabando nos nossos pratos!
Bastam pequenos gestos (frequentes) para atenuarmos as consequências da presença humana e para melhorarmos o nosso futuro. É tão bom estarmos numa praia limpa, com água limpa e seres marinhos vivos. Fazemos o apelo…Se virem lixo nas praias…e se estiver ao vosso alcance…não custa muito apanha-lo. Um pequeno gesto para um bem maior.

Gostaríamos de agradecer aos fotógrafos  Alvaro Fr e Sergio Pedro Tiago pela disponibilidade, paciência, simpatia e belas fotos que ilustraram a nossa iniciativa, que podem ver na galeria Coastwatch. Aviso: Nas praias de São Sebastião e Matadouro o resultado das análises aos nitratos foi positiva. Não existe aviso oficial e, por isso, fazemos o apelo para não usar os pontos de água doce (lavar fatos…molhar o corpo etc…).

Docentes de Ciências e Geografia

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com